Lembro quando comecei, há 27 anos, as mídias disponíveis eram basicamente impressos, rádio e televisão. De lá para cá vi tanta coisa evoluir que daria para ficar horas falando.
O Corel Draw era absoluto e o Illustrator ninguém conhecia. A impressão offset era a grande novidade e as tipografias estavam dando lugar aos avanços tecnológicos. As máquinas de fotolito também sentiam o golpe da popularização dos scanners de mesa.
Lembro que para enviar arquivos à longas distâncias, ainda era necessário enviar por malote (por ônibus ou correio) em disquetes (sim, eu disse disquetes). Quando a internet entrou nas nossas vidas, muita coisa melhorou, já era possível enviar arquivos por email ou MSN.
Mas enfim, com o avanço da tecnologia, a propaganda também evoluiu. Hoje temos um leque de opções de mídias à nossa disposição. Desde o bom e velho impresso gráfico, mas também muito marketing digital. São tantas opções que fica mesmo difícil se aventurar sozinho hoje em dia, sem o acompanhamento profissional.
E é exatamente aqui que eu quero chegar: o profissional.
O bom profissional de comunicação, vê a evolução passar, esmagando velhos processos, mas permanece no mercado. Sabe por que? Existem vários “porquês”, mas eu quero salientar aqui apenas dois: estudo permanente e parceria com os clientes.
Estudar sempre, todo dia. Para não deixar o rolo compressor da evolução passar por cima da gente.
Mas isso só não basta para permanecer no mercado! O diferencial mesmo é a parceria com os clientes. Disposição para resolver as dores dele, atender o prazo, fazer mais e melhor do que foi solicitado, surpreender, mostrar-se preocupado com o resultado. Fazer o máximo que puder com as ferramentas e orçamento disponíveis. Isso é parceria! E quem não gosta?
Por isso esse atributo é tão essencial. Em qualquer época, parceria é o grande diferencial.