E agora? Aceitar ou não os novos termos de uso do Whatsapp?

  • Post author:

Você está acompanhando esse assunto? O Whatsapp está notificando os usuários que vai compartilhar dados com o Facebook (que é dono do aplicativo). Até dia 8 de fevereiro você deve aceitar os novos termos para continuar usando a plataforma.

Fonte: G1

A partir dessa notícia, várias matérias estão sendo produzidas e algumas personalidades ilustres, como Elon Musk (homem mais rico do mundo), reagindo contra a decisão do Facebook. Paralelo a isso, as empresas Telegram e Signal (concorrentes do Whatsapp) aproveitam para incendiar o assunto e ganhar usuários para seus aplicativos de mensagens (que por sinal são muito bons também, eu uso o Telegram).

O centro da discussão está em apenas uma questão: compartilhar dados do Whatsapp com o Facebook. Dados como:

  • informações de registro (como número do seu telefone)
  • endereço de IP
  • informações sobre o seu dispositivo (marca do aparelho, por exemplo)
  • dados de transações e pagamentos
  • informações sobre como você interage com outros usuários

Quero lembrar aqui, que o Google já coleta informações de uso das suas plataformas, há anos. Sabe as preferências dos usuários e usa esses dados para vender soluções de marketing, como Google Ads, por exemplo.

Minha opinião é que se você usa o Whatsapp dentro da lei, para uso comercial ou profissional, não deve se preocupar com os novos termos. Se você usa a internet para promover sua empresa através do marketing digital, certamente quer visibilidade para seu negócio e cada vez mais ferramentas para fazer uso. Nesse caso, não vê como ameaça o compartilhamento de seus dados com o Facebook (que promete melhorias e novidades).

Pensa comigo, quem tem medo de compartilhar dados de uso? A menos que você seja um criminoso ou mesmo o dono de uma grande corporação mundial, que guarda segredos comerciais que valem bilhões, talvez tenha algum receio em compartilhar dados de uso do Whatsapp.

Além do mais, fico imaginando aquele usuário comum, que fala e mostra tudo o que faz, o tempo inteiro, nas redes sociais, preocupado que o Whatsapp vai compartilhar alguns dados com o Facebook. Acho até engraçado isso.

Mas calma, as mensagens que você troca com os outros, vão continuar criptografadas e privadas. Ufa… então tá.

Por fim, para a empresa que usa Marketing Digital para atrair clientes e promover suas vendas, o Whatsapp certamente é uma ótima ferramenta, se usada corretamente.

Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e marque uma conversa com a gente.

Compartilhe isso
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin