Se 2020 foi um ano atípico, o que dizer de 2021?
O ano de 2020 teve longos 12 meses de duro aprendizado para as empresas e empreendedores. Todas as lições aprendidas tendem a permanecer agora em 2021, tanto para as empresas quanto para o comportamento dos consumidores.
Se você, como eu, busca adaptar-se aos novos tempos, que exigem negócios mais online do que offline, negócios mais inteligentes do que convencionais, então veja se a lista abaixo faz sentido para você.
Listamos 8 ações que você deve providenciar para atrair mais clientes em 2021:
- Aproveite o otimismo do ano: o ano novo já está demonstrando que veio com uma pitada generosa de otimismo. Mas não é um otimismo gerado pelos números do mercado, mas pelo sentimento das pessoas, principalmente porque a vacina será aplicada e os negócios voltarão a funcionar. A roda da economia e do comércio voltam a girar e sua empresa estará no meio disso. Mas atenção: as coisas não serão como antes, o comportamento dos consumidores mudou e você precisa prestar atenção nessas mudanças.
2. Ofereça ajuda ao seu público: uma das coisas que as empresas aprenderam desde o início da pandemia e que deve continuar agora, é questionar sempre de que forma pode ajudar seu público, sejam clientes ou parceiros.
3. Tenha seu próprio site: se você já tem um site, verifique se ele é responsivo (site responsivo é aquele que se adapta à todas as telas, principalmente dos smartphones). Se ainda não tem um site, procure fazer um. Hoje em dia está mais fácil e barato fazer sites, com inúmeras opções no mercado. Apenas cuide para que o domínio seja exclusivo seu, como por exemplo: www.suaempresa.com.br.
4. Crie um blog urgentemente: comece a escrever suas receitas, soluções, histórias e experiências. Jogue conteúdo na internet para que possa ser achado pelas pessoas que estão procurando soluções para alguma necessidade. Se as pessoas que procuram no Google pelas soluções que seu negócio oferece, não enxergarem sua empresa nos resultados, é porque você está invisível. Um blog, com posts bem escritos, pode trazer muitos benefícios para sua estratégia de marketing. Além de ajudar seu público, você também vai sair do anonimato e atrair potenciais clientes.
5. Use bem suas redes sociais: Facebook e Instagram, não devem ser usados como panfleto. São canais de relacionamento, não de propaganda. O recomendado é criar conteúdo no seu blog e desdobrá-lo em cards e vídeos, por exemplo, para postar nas redes sociais. O conteúdo vai ficar enxuto e pode gerar curiosidade de quem quer saber mais, atraindo o leitor para seu site/blog. Isso é de graça, mas caso você queira impulsionar a postagem para alcançar mais pessoas, faça do jeito certo: através do Facebook Business. Ah, e não esqueça de usar páginas profissionais ao invés de perfil de usuário.
6. Use o Whatsapp a seu favor: Instale o Whatsapp Business, lançado em 2018 especialmente para empresas, com inúmeras funcionalidades específicas para dar mais visibilidade ao seu negócio. Aproveite esse canal que já ultrapassou 1,5 bilhões de usuários e é uma ótima opção de relacionamento, já que passamos em média 4h41min por dia grudados nas telas dos smartphones.
7. Imprima em papel também: Não importa qual seja o seu ramo de negócio, nem em que fase de maturidade esteja o seu marketing, ofereça sempre opção impressa de suas ofertas. Muitas pessoas tem necessidade e preferem pegar e tocar do que ler tudo pela tela fria do celular ou computador. E claro, mantenha sua papelaria padronizada com sua marca. Leia sobre isso aqui.
8. Use e abuse de links e QRCodes: Em todo conteúdo gerado nas mídias digitais, sempre que possível use links que direcionem ao seu site ou produto. Nos impressos gráficos, placas e fachadas use QRCode para direcionar seu público ao site ou até mesmo direto ao seu Whatsapp.
Essas dicas fazem sentido para você? Quer implementar em sua empresa e não sabe por onde começar? Quer saber mais? Entre em contato que a gente pode te ajudar.